G.F.A. de Santarém Comunica da Mudança de Cabo em 2023

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém anuncia que no próximo ano irá mudar de cabo, na Praça de Touros Celestino Graça, em Santarém, numa corrida em Junho.

Para 11º cabo do G.F.A. de Santarém, o escolhido foi Francisco Maria Vaz de Almada Pereira de Figueiredo (Graciosa), que sucederá a João Grave.

Deixamos de seguida o comunicado emitido pelo grupo.

Francisco Figueiredo (Graciosa)

Francisco Maria Vaz de Almada Pereira de Figueiredo, natural de Idanha-a-Nova, nasceu a dia 4 de Março de 1996.

Filho de Luis Pereira de Figueiredo e de Carlota Almada Figueiredo, cresceu no seio de uma família com fortes ligações à tauromaquia, e em especial ao Grupo de Santarém. O seu avô Fernando Figueiredo, alguns tios, em particular o seu tio Pedro Graciosa (cabo entre 2002 e 2008), primos, e o seu irmão Luis foram forcados do Grupo.

Após frequentar todo o seu percurso escolar entre a Idanha e Santarém, licenciou-se em Gestão Industrial e Logística, com mestrado em Gestão no ISCTE, em Lisboa, onde hoje em dia trabalha na área de Consultoria.

O Francisco começou a treinar no Grupo de Santarém com 16 anos e fardou-se pela primeira vez com 18 anos, em Ponte de Lima a 14 de Setembro de 2014, tendo pegado o seu primeiro toiro de caras em Tomar no dia 7 de Agosto de 2015.

Determinado, dentro de praça e na sua preparação, o Francisco tem vindo a crescer no Grupo como ser humano e forcado, tornando-se uma referência dentro dos activos. É reconhecida por todos a sua entrega ao Grupo de Santarém, e aos valores que o notabilizam há mais de cem anos.

Francisco Graciosa foi escolhido de forma consensual para suceder a João Grave na chefia do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, tornando-se assim no seu décimo primeiro cabo, a partir de Junho de 2023.

Comentários