José Maria Cortes - 8 Anos de Saudades

Faz hoje 8 anos sobre a morte de José Maria Cortes de 29 anos, atacado na madrugada de 23 de junho'13, no recinto da Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, após uma corrida em que o grupo participou.
"Zé Maria" foi atacado com uma navalha de 8,5 centímetros de lâmina, que perfurou o tórax e o coração, por um jovem de 20 anos.

O também forcado Francisco Maria Borges apercebeu-se do ataque ao amigo e foi em seu auxílio, acabando por ser atingido à navalhada no abdómen, na mão esquerda e na perna direita.

O procurador do Ministério Publico encarregue de conduzir o inquérito à morte de José Maria Cortes, acusou Sandro Pato que "agiu de uma forma livre e consciente, com o propósito concretizado de atingir [à facada] o peito de José Maria Cortes, para lhe tirar a vida".

Sandro Pato foi condenado a 13 anos pela morte de José Maria Cortes e a dois anos e meio por ofensas à integridade física de Francisco Maria Borges, acabando condenado por cúmulo jurídico à pena única de 14 anos de prisão efetiva.

Comentários