Joaquim Grave Fala dos Toiros para a Corrida em Évora - 03 de Outubro de 2020

 


  

O conhecido e emblemático ganadeiro Dr. Joaquim Grave publicou à momentos na sua página de "Facebook" o que lhe vai na alma quando vai leva os seus toiros à Arena de Évora para serem lidados o que vai acontecer no próximo sábado dia 3 de Outubro de 2020.

Texto que vamos transcrever na integra:

"Caros amigos, este próximo sábado daremos por finda a temporada com uma corrida em Évora. Fico sempre um pouco mais ansioso do que seria de esperar quando lido em Évora; não sei se é aquela coisa de que “os santos da casa não fazem milagres...”, o que é certo é que diante de “mis paisanos” a coisa pesa sempre mais um bocadinho.
Os que me conhecem bem, sabem da paixão que sinto pelo toiro, pelos símbolos que acumula, que não se deixam ver mas que se intuem, pelo extraordinário record de elegância, por tanta capacidade de gerar entusiasmo, pela sua nobreza que combina com o perigo que leva dentro. O toiro é sombra, duelo e distância, da mesma forma que é força, verdade e símbolo que emociona! É tão rotundo, tão perfeito e tão imperfeito, tão catarse que sempre que sai à arena nos parece um sonho!

A corrida está bem apresentada, tem toiros fortes e com boas caras. Não costumo “molhar-me” em previsões, mas desta vez tenho que vos confessar que vai um toiro que é simplesmente, e apenas, aquele que mais me apaixona de toda a camada deste ano. Pelas suas formas, pelo seu caracter no campo, pela cara que tem, enfim é para “pintarlo” como dizem os espanhóis. Não é o de mais peso de certeza, mas é “o toiro”!
Tem o número 62 e chama-se La Querencia, nome que talvez soa estranho, mas que tem uma história bonita detrás, que depois vos contarei. Uma carta fechada que quero muito ler...
O cartel é muito interessante e desperta-me algum entusiasmo. O reencontro do Manuel Ribeiro Telles Bastos com um murteira grave depois da faena inesquecível ao Marismero em Lisboa. Outro reencontro, o do Marcos Bastinhas depois da faena fantástica a outro murteira grave o ano passado em Elvas. E o Miguel Moura, um jovem que leva no sangue o apelido de figuras e que se vem afirmando cada vez mais.

Os grupos de forcados também me tocam particularmente. Os da minha terra, Évora, capitaneados pelo grande João Pedro Oliveira, Guga para os amigos e que muito, mas muito brevemente, será mais um sobrinho meu... Sorte Guga!
Os do Aposento da Moita celebram este ano 45 anos! É obra! Parece que foi ontem que o meu querido amigo José Manuel Pires da Costa em boa hora o fundou. A Moita é uma terra especial de amigos e forcados. Não posso deixar de desejar ao cabo, um aficionado e amigo de grande categoria e melhor pessoa, o Leonardo Guedes de Queiroz Matias (Tato para os amigos), toda a sorte para esta corrida.

Que Deus reparta sorte! Galeana, 29 de Setembro de 2020
Joaquim Grave"




Comentários