Diogo Durão, Presidente da ANGF - Deixa Mensagem no Lançamento do Novo Site

Conforme anteriormente noticiamos a ANGF - Associação Nacional de Grupos de Forcados lancou o seu novo site, que pode consultar em www.angfportugal.org, onde se pode ler a mensagem que o Presidente Diogo Durão deixou aos associados.

Fique com a mensagem que transcrevemos na integra:

Valores, Ética e Integridade

Forcados – Uma escola de vida!

A sociedade em geral é dinâmica e viver em sociedade implica, obrigatoriamente, ter capacidade de adaptação às mudanças inerentes a essa dinâmica.

Todos sabemos que, nas nossas vidas pessoais e profissionais, as mudanças são constantes e por vezes muito rápidas. Isso pode levar a que por vezes se percam ou se coloquem em planos menos importantes, alguns dos pilares dessa sociedade. A Tauromaquia e os Forcados não estão alheados desta realidade.

Quando falamos de Valores falamos obrigatoriamente de Ética. E quando esses Valores e Ética estão presentes nas condutas diárias das relações entre indivíduos e da sociedade em geral, então falamos também de Integridade.
Existem valores que nasceram, foram cuidados, alimentados e sedimentados por gerações sucessivas de Homens e Mulheres, e que são os valores centrais da nossa sociedade:

Família, Amizade, Resiliência, Coragem, Integridade, Honra, Respeito pelos outros, Responsabilidade, Fraternidade, Solidariedade, Espírito de Entreajuda e de Entrega, Voluntarismo, Liberdade, entre outros.

Estes Valores são parte integrante de uma Jaqueta. Fazem parte do ADN de um Forcado. Estão na vivência diária dos nossos Grupos e todos nós os reconhecemos facilmente. Mas é necessário dar-lhes sentido e razão, colocando-os em prática no nosso dia-a-dia, vivenciá-los e confirmar a sua importância. Ensiná-los aos mais novos que começam nos nossos Grupos. Firmá-los nos mais velhos. Mostrar com orgulho que somos, efectivamente, uma grande Escola da Vida!

Por outro lado, quando as condutas se afastam destes Valores e deixa de haver Integridade, deixa também de haver confiança e isso pode gerar falta de coesão e consequente desagregação.

Temos de afastar essas condutas e quem as pratica uma vez que isso pode dar lugar à perda de confiança e desmoronamento da consciência colectiva. E a nossa Associação e a Tauromaquia no seu todo precisa, mais que nunca, de estar unida, coesa e confiante. Juntos somos mais fortes!

A Ética tem de ser muito mais do que um discurso. Vamos pô-la em prática!

Um abraço a todos e vamos ao Toiro!

Comentários