Crónica da Corrida Extra Abono'18 no Campo Pequeno - 21 de Junho de 2018

A Noite de Marcelo

Como é habitual a empresa do Campo Pequeno deu a sua corrida de oportunidade, uma corrida extra abono em que o publico, infelizmente, não respondeu como esperado. A catedral do toureio equestre registou cerca de um terço de entradas.

O cartel apresentava os cavaleiros Marco José, Gilberto Filipe, Gonçalo Fernandes, Marcelo Mendes, Parreirita Cigano, e a praticante Verónica Cabaço. As pegas ficaram a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Coimbra, Monsaraz, e Cartaxo. Capitaneados respectivamente por Pedro Silva, Ricardo Cardoso, e Bernardo Campino.
Os touros lidados eram da ganadaria com a divisa rubra e preta de Veiga Teixeira.

Em noite de oportunidades havia que aproveitar e mostrar todo o valor do seu toureio. E Marcelo Mendes aproveitou da melhor forma, sacando um enorme triunfo nesta noite de quinta feira. Ferros de muito boa nota, rematando com mestria, e bregando como se deve. Forte sentido de toureio, que fez o público vibrar e aplaudir de pé o ginete de Torres Vedras. Terminou a sua actuação com um ferro de palmo, tendo ido buscar para o efeito o seu cavalo talismã, o "Unico", que se despediu das arenas.
Marco José iniciou uma lide curta de emoção, mas foi em crescendo acabando por satisfazer. Gilberto Filipe andou como é seu costume. Uma lide limpa, com bons ferros, e terminando com uma sorte de violino.

Gonçalo Fernandes, que confirmou a sua alternativa, recebeu o de Veiga Teixeira à porta da gaiola. Não defraudou os presentes com a sua actuação. Andou bem, com ferros de boa nota e agradou.

Parreirita Cigano esteve em noite não. Muitos toques nas montadas, andando a maior parte do tempo à deriva. Uma actuação sem história, em que o Director de corrida não concedeu volta.

A praticante Verónica Cabaço andou destemida frente aos de Veiga Teixeira. Apesar de demonstrar algum nervosismo foi à luta, arrancando bons ferros.

Quanto às pegas as complicações foram criadas pelos próprios grupos. Mas todos tiveram prestações meritórias.

Assim pelos de Coimbra foram à cara, Ricardo Matos e Pedro Silva, que resolveram ao segundo e terceiro intentos. Já pelos de Monsaraz foram caras Carlos Polme e André Mendes, que pegaram à terceira tentativa. E os do Cartaxo pegaram ao primeiro intento por intermédio de Bernardo Campino e Fábio Beijinho.

De destacar ainda a volta para o ganadero, pela apresentação e mobilidade do curro enviado ao Campo Pequeno.

Dirigiu a corrida o Sr. Manuel Gama, coadjuvado pelo Dr. Jorge Moreira da Silva, e o cornetim José Henriques.

António Costa Pereira

Comentários