Representantes da tauromaquia e aficionados dos oito países taurinos encontram-se durante os próximos três dias na ilha Terceira, nos Açores, no coração do eixo taurino do Atlântico, onde hoje, sexta-feira, terá início o IV Fórum Mundial da Cultura Taurina.
O encontro, que contará também com a participação, em mesas redondas e conferências, de toureiros, ganaderos, advogados, veterinários, jornalistas e personalidades de diversas áreas, tem como objetivo definir novas diretrizes e estratégias para o futuro da tauromaquia, bem como a sua projeção, valorização e divulgação enquanto expressão cultural própria de Espanha, França, Portugal, México, Colômbia, Peru, Venezuela e Equador.
Na sessão de abertura estarão presentes diversas autoridades do Governo Regional e dos municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, cujas instituições apoiam a organização do evento juntamente com a Tertúlia Tauromáquica Terceirense, promotora desta iniciativa mundial que começou em 2009 e que, nesta edição, conta com mais de duzentos inscritos de vários países.
Além das jornadas de debate, este IV Fórum integra diversos eventos culturais, como a exibição do filme “Tardes de Soledad”, do realizador Albert Serra, vencedor da Concha de Ouro no Festival de Cinema de San Sebastián; as exposições do fotógrafo espanhol Bernardo Aja sobre a tauromaquia mexicana e de pintura do português Jaime Fortuna; e a exibição, nas ruas de Angra do Heroísmo, de capas de bandas desenhadas de todo o mundo, de Walt Disney ao Super Homem ou Popeye, relacionadas com tauromaquia, provenientes da coleção particular de Fernando González Viñas.
Todos os eventos deste Fórum Mundial da Cultura Taurina, que encerrará no próximo domingo com uma tenta pública na Praça de Toiros Ilha Terceira, poderão ser acompanhados no Instagram do evento, através do link www.instagram.com/forummundialculturataurina. Toda a informação sobre o programa pode ser consultada em www.forummundialculturataurina.com.
Fórum Mundial da Cultura Taurina
Comentários
Enviar um comentário