Projecto "Tauromaquia, Património Cultural de Portugal" Aprovado

TOURADAS VENCEM ORÇAMENTO PARTICIPATIVOO projecto "Tauromaquia, Património Cultural de Portugal" foi um dos dois projectos nacionais aprovados, como se pode ver pelo comunicado que se segue da TTP.

Exmos Senhores e Senhoras

A PROPOSTA QUE UM GRUPO DE AFICIONADOS, EM NOME DA TTP, CANDIDATOU AO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO GOVERNO, COM O NOME "TAUROMAQUIA, PATRIMÓNIO CULTURAL DE PORTUGAL", FOI UM DOS DOIS PROJETOS DE ÂMBITO NACIONAL APROVADOS.

O projecto "Tauromaquia, Património Cultural de Portugal" visa dar início ao processo de inventariação e classificação dos elementos relevantes que caracterizam a cultura tauromáquica (registo no inventário nacional do PCI) implicando o trabalho de especialistas. O projecto envolve o trabalho de 5 elementos (dois antropólogos, um historiador, um sociólogo e um economista), durante dois anos, que possam: 1. Apoiar os municípios com atividades taurinas nos seus esforços para proceder ao registo das expressões tauromáquicas presentes no seu território no inventário nacional do PCI - Património Cultural Imaterial de Portugal; 2. Promover o levantamento dos elementos de referência cultural tauromáquica presentes em territórios não localizados nos referidos municípios; 3. Reconstruir a componente nacional da cultura tauromáquica, isto é, dos seus elementos que não se reduzem aos territórios municipais, tendo presença e relevância transversal a todo o país. 4. Elaborar conteúdos e reunir a documentação necessária para registar, pelo menos, duas das práticas taurinas em território nacional, no inventário nacional do PCI. O projecto terá a duração de 24 meses e tem um investimento de 200.000,00 €.

“Os promotores querem em primeiro lugar felicitar o governo por esta iniciativa, que permite aos cidadãos propor ideias e votar diretamente nos projetos da sua preferência.
Os promotores sentem orgulho por ter participado no conjunto de 599 projetos candidatos, todos eles referentes a ideias e intenções de grande mérito. Em particular salientam a predominância dos projetos na área da cultura e da valorização do património, o que revela o sentimento presente nos portugueses sobre a importância dos símbolos, valores e referências que estruturam as suas identidades.
Os promotores sentem, ainda, uma enorme satisfação por terem sido um dos dois projetos de âmbito nacional a ser aprovados, o que lhes permite ajudar a concretizar um objetivo importante para esse traço de inegável relevância na cultura popular portuguesa que é a tauromaquia, valorizando-a, promovendo-a e defendendo-a de ataques traiçoeiros e perseguições fanáticas de que tem sido alvo.

Os promotores querem, por fim, agradecer à Protoiro e a todos os que promoveram e votaram neste projeto, tornando possível a sua eleição.
Agora iniciar-se-á o trabalho com o Ministério da Cultura para concretização do projeto. Estamos prontos para continuar a defender a Festa de Toiros e todos os valores humanistas que encerra. Queremos que mais pessoas se envolvam, e se envolvam mais. Em particular, esperamos um maior empenho dos empresários taurinos, dos toureiros, dos ganaderos, da imprensa especializada e de todos os aficionados que passam a ter à sua disposição a melhor ferramenta que lhes foi até hoje proporcionada para defender a Festa de Toiros que todos amamos.

O primeiro subscritor do projeto e Presidente da Direção da Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal
Luís Capucha”

Comentários