Cronica da 5ª Corrida do Abono'17 no Campo Pequeno - 6 de Julho de 2017

CAMPO PEQUENO EM NOITE FRIA

Mais uma corrida, esta a da revista on line "FLASH". Com um cartel rematado com os dois triunfadores da ultima corrida, e os nomes de "El Fandi" e Juan del Álamo, no toureio a pé, era de adivinhar uma excelente noite com dura competição entre os intervenientes. Com sensivelmente um terço de cadeiras ocupadas, muito pouco para a monumental Lisboeta, a noite foi sonsa e sem grande emoção.

Jacob Brotero, não esteve nos seus dias. Líde muito irregular, com demasiados toques na montada, muitos deles violentos, colocou a ferragem sem haver nota de valor. Bem o Diretor de Corrida ao não conceder volta.

Parreirita Cigano, sempre com a titude que todos conhecemos, toureou com alegria e entrega, colocando alguma emoção e pondo alguns, poucos, ferros de boa nota. Sofrendo também demasiados toques na montada. Mas o mérito e a entrega estão lá.

A responsabilidade de pegar a corrida coube aos Forcados do Aposento da Moita. Pegas duras, daquelas de fazer ouvir "ais" a espectadores mais sensíveis. Ruben Serafim e Leonardo Mathias, conseguiram o intento à terceira tentativa.

A ARTE E EMOÇÃO DO TOUREIO A PÉ com "EL FANDI" E JUAL del ÁLAMO

"El Fandi" mostrou todo o seu poder. Apesar da fraca qualidade e mansidão dos seus oponentes, tudo fez para os contrariar e sacar alguma bravura escondida nos de Falé Filipe. Dominou como poucos o tércio de bandarilhas, fazendo parecer algo muito simples, levou o publico a aplaudir fortemente. Bem com o capote, arrancando bons momentos de toureio. Com a muleta, valeu a sua boa vontade em tentar tirar algo que o toiro não tinha.
Grande entrega e profissionalismo de "El Fandi" que foram reconhecidos pelo publico lisboeta.

Juan del Álamo, apoderado por Rui Bento Vasquez, fez a sua estreia em Lisboa, depois do enorme êxito na "Feria de San Isidro", em Madrid, onde foi um justo triunfador.
No primeiro toiro fez das tripas coração para sacar a faena. O manso nada tinha para dar, mas a sua entrega e determinação foram enormes.
No ultimo toiro, o unico com casta e bravura, Álamo foi enorme. O sabe, o estar, a arte que demonstrou, fez juz à responsabilidade que trazia depois do triunfo de Madrid. Foi do outro mundo com a muleta. Arrancando uma série de "derechazos", que só os melhores conseguem. Foi o grande triunfador da noite brindado com duas voltas ao "ruedo".

Corrida dirigida, e bem, por Tiago Tavares, assessorado pelo veterinário, Dr. Jorge Moreira da Silva e pelo cornetim José Henriques.

António Costa Pereira

Comentários