Academia de Toureio do Campo Pequeno - Faz Balanço da Temporada de 2016

Actividade da Academia de Toureio do Campo Pequeno, relativo ao ano de 2016

A Academia de Toureio do Campo Pequeno prosseguiu, ao longo de 2016, a sua actividade formativa sob a orientação do Maestro Américo Manadas, que continua assim o trabalho que vem desenvolvendo na ausência do Maestro José Luís Gonçalves, impedido de dar a sua contribuição pelos motivos de saúde, que são do domínio público. Para o Maestro José Luís Gonçalves vão os nossos votos de restabelecimento. O seu lugar está à sua espera. Para o Maestro Américo Manadas, o nosso agradecimento pelo esforço dispendido e pela afición e disponibilidade demonstradas.

  1. A Academia de Toureio do Campo Pequeno prosseguiu, em 2016, com o seu propósito de formar toureiros e aficionados, razão pela qual continua a ser frequentada por um grupo heterogéneo de alunos, tanto no que respeita a idades, como no referente a objectivos pessoais.

    As aulas teóricas (Toureio de Salão) decorreram na Praça de Toiros do Campo Pequeno e as aulas práticas em tentas para as quais a Academia foi expressamente convidada.
    Os alunos da academia com um grau de conhecimentos mais adiantados, (Diogo Peseiro, Sérgio Nunes e Duarte Justino) participaram em vários espectáculos públicos concretamente em Festivais Tauromáquicos, Bolsines e no “2º Ciclo de novilhadas das Escolas de Toureio”, iniciativa conjunta da Escola de Toureio José Falcão (Vila Franca de Xira), Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita do Ribatejo e da Academia de Toureio do Campo Pequeno.
  2. Diogo Peseiro toureou o festival realizado a 27 de Fevereiro no Campo Pequeno, a favor da Fundação LVida, alternando com os matadores Vítor Mendes, “Finito de Córdoba” e Juan del Álamo. Anunciar um aluno da Academia num festival com intervenientes desta categoria, constitui para nós uma enorme prova de confiança na escolha feita e de justificado orgulho, por sentirmos que, enquanto academia de toureio, cumprimos com o grande objectivo desta primeira parte da formação de um novilheiro: Prepará-lo para o debut com picadores, o que veio a suceder, posteriormente a Diogo Peseiro, que se converteu, assim, no primeiro aluno da academia a atingir o estatuto de “Novilheiro com Picadores”. Desejamos-lhe o maior sucesso nesta nova etapa profissional e que consiga realizar o seu sonho de ser Matador de Toiros.

    Sérgio Nunes participou em Bolsines Taurinos em Espanha e França e no “2º Ciclo de novilhadas das Escolas de Toureio”.

    No respeitante a Bolsines em França, participou no de Pontonx-sur-l’Adour. Em Espanha exibiu-se nos de Ledesma, Villaseca de la Sagra, Peñaranda de Bracamonte e Alba de Tormes, do qual foi finalista.
  3. Em Portugal, participou no Encontro de Escolas de Toureio, realizado na Azambuja e integrou os cartéis das novilhadas que tiveram lugar na Moita do Ribatejo, Beja, Campo Pequeno, Samora Correia, Montemor e Coruche.

    Duarte Justino participou no encontro de Escolas de Toureio realizado na Azambuja.
  4. Os alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno participaram, a convite dos respectivos ganaderos, em várias tentas nas principais ganadarias portuguesas Aos senhores ganaderos, expressamos o nosso mais profundo agradecimento pelas facilidades concedidas aos nossos alunos.
  5. A Administração e a Direcção de Tauromaquia agradecem ainda aos senhores ganaderos que cederam, a título gracioso, novilhos para as diversas novilhadas que integraram o “2º Ciclo de Novilhadas das Escolas de Toureio”, por mais este contributo dado em apoio ao surgimento de novos valores do toureio.

A todos os que têm tornado possível o funcionamento da Academia de Toureio do Campo Pequeno, o nosso agradecimento.

Comentários