DN - "Temporada Tauromáquica Abre Domingo e Empresários Esperam Meio Milhão de Aficionados"

Temporada Tauromáquica Abre Domingo e Empresários Esperam Meio Milhão de Aficionados
O número de espetáculos realizados nos últimos anos "manteve-se estável", cerca de 250 por ano

A temporada tauromáquica em Portugal abre no domingo, em Mourão, no Alentejo, esperando o setor manter este ano cerca de meio milhão de espetadores, distribuídos pelos 250 espetáculos previstos, à semelhança de 2015.

O presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Paulo Pessoa de Carvalho, disse à agência Lusa que o setor pretende "confirmar" este ano os números alcançados em 2015, uma vez que foram "bastante animadores".

"Os números de 2015 foram bastante animadores, com um crescimento de 1,8 por cento de espetadores, representando, no total, cerca de meio milhão de pessoas nas praças de norte a sul e ilhas. Esperamos confirmar este ano estes sinais muito positivos", afirmou.

Indicando que, nas últimas duas temporadas, o número de festejos realizados "manteve-se estável", cerca de 250 por ano, o presidente da APET disse prever para 2016 "um volume de espetáculos alinhado com esta tendência de estabilização".
Em relação ao preço dos bilhetes, o presidente da APET observou que, nos últimos anos, tem havido "um esforço muito significativo" dos empresários para diversificar a oferta de preços promocionais, de família e descontos para jovens, entre outros, com o objetivo de "combater os efeitos da crise no poder de compra" do consumidor.

"Este ano, não há razões para alterar este tipo de abordagem, que hoje em dia é essencial para qualquer estratégia de vendas. Estamos focados em continuar a crescer e continuamos a adotar estratégias para sustentar esse crescimento", disse.

De acordo com dados disponibilizados à Lusa pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (Prótoiro), realizaram-se em 2015 festejos taurinos um pouco por todo o país, com exceção dos distritos de Braga e Vila Real e da Região Autónoma da Madeira.

O distrito de Lisboa liderou em número de espetáculos (33) e Albufeira, no Algarve, foi a cidade com mais festejos (23).


Segundo a Prótoiro, a região dos Açores lidera a média de ocupação das praças em corridas de toiros (75 por cento), ao passo que o centro-norte continua à frente no continente (71 por cento).

A temporada tauromáquica abre tradicionalmente no dia 01 de fevereiro, com um festival taurino na Praça de Toiros de Mourão, no distrito de Évora, e termina a 01 de novembro com espetáculos no Cartaxo (Santarém) e em Redondo (Évora).

Este ano a organização dos espetáculos em Mourão decidiu antecipar o arranque da temporada com a realização, no domingo, de um festival taurino inserido numa feira tauromáquica que se estende até segunda-feira, dia em que a praça de toiros volta a acolher outro espetáculo tauromáquico.

No domingo, perante novilhos de Murteira Grave, vão estar presentes na praça de toiros de Mourão o cavaleiro Rui Fernandes e os matadores de toiros "Finito de Córdoba", Juan José Padilla, Fernando Robleño, Paco Ureña e Manuel Dias Gomes, além dos forcados Amadores de Santarém.

Na segunda-feira, 01 de fevereiro, data tradicional de abertura da temporada, vão pisar aquela arena os cavaleiros António Brito Paes, Francisco Palha e Salgueiro da Costa e a pé Paco Velásquez, Juan Carlos Carballo e Paula Santos, cabendo as pegas aos forcados Amadores de Monsaraz.

Neste festival, vão ser lidados novilhos das ganadarias de António Raul Brito Paes, Falé Filipe, Joaquim Brito Paes, Manuel Passanha Sobral e Murteira Grave.

Depois de Mourão, a temporada tauromáquica em Portugal prossegue com festivais taurinos nas localidades alentejanas de Granja, Serpa e Vila Viçosa.

Texto e Fotografia: DN - Diário de Noticias

Comentários