Crónica do Festival no Cartaxo - 1 de Maio de 2015

...Os Toiros (Novilhos) não se Mediram aos Palmos...


A localidade ribatejana do Cartaxo recebeu na passada sexta-feira dia 1 de Maio de 2015 um festival taurino na sua praça local, onde se registou meia entrada de público e onde o tempo ajudou a que os jovens Sérgio Nunes (espada), Manuel Oliveira, Francisco Parreira e Bernardo Salvador (Cavaleiros Am.) pretendentes a serem figuras do toureio nacional pudessem mostrar o seu valor, frente a novilhos das Ganadarias de Pinto Barreiros e São Torcato que foram pegados pelo ainda recente Grupo Forcados Amadores do Cartaxo.

Em modo de alerta a todos os aficionados ou simples simpatizantes da festa brava que se deslocam às praças á que saber que tipo de espectáculos vão ver para poderem saber que grau de exigência devem ter para com os artistas que ali vão actuar, para que não aconteça o que se passou um pouco no Cartaxo de pessoas a exigirem perfeição de simples amadores e com pouca experiência, pois, que é o que se espera dos nossos profissionais que é tourear sem erros ou sem medo (comodismos / facilitismos) perante os seus oponentes (Toiro).

O primeiro novilho da tarde saiu para o espada Sérgio Nunes que andou esforçado tendo conseguido vir a mais ainda que sem muito brilho pois que nunca se confiou plenamente na cara do novilho, mesmo assim ainda arrancou uns bons lances de capote e dois bons pares de bandarilhas e com a muleta por naturais, o caminho ainda é longo mas há que não desistir de continuar a trabalhar para conseguir alcançar o sonho.

A Manuel Oliveira as coisas não começaram bem a demonstrar o nervoso de se apresentar na praça da sua terra perante o seu publico, mas assim que acalmou e deu ouvidos ao seu mestre o cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira e encontrou os terrenos do astado a lide veio em crescendo com dois três ferros de boa nota saindo em bom plano mas notando-se ainda que tem pouca rodagem em compromissos mais sérios como este.

Francisco Parreira dos três cavaleiros é o que tem claramente mais rodagem pois que só ainda não subiu de categoria por ter sofrido uma lesão num treino poucos dias antes de ir prestar provas para a categoria de praticante, esteve desenvolto respirando confiança e com as montadas bem preparadas para este e futuros compromissos foi o autor dos melhores ferros da tarde saindo como o máximo triunfador da tarde.

Bernardo Salvador o cavaleiro com menos experiência mas que com o decorrer da lide foi se soltando deixando dois ferros de boa nota, há que treinar mais e o seu esforço será recompensado.

Os novilhos da Ganadaria de Pinto Barreiros e São Torcato saíram de boa apresentação com o reparo do primeiro ter uma córnea feia o que tirava a beleza ao novilho e dos dois últimos serem muitos pequenos, mas como diz o povo os homens não se medem aos palmos e neste caso os novilhos não se mediram aos palmos e saíram na generalidade bons (bravos) e a pedir contas aos toureiros saindo de todos os terrenos para os cavalos e com as distancias certas, tendo no segundo sido chamado á arena o ganadeiro Joaquim Alves indo o seu maioral dar volta ao ruedo em sua representação. Deixo a pergunta no ar, como se comportariam em praça se tivessem mais uns anitos e mais uns quilinhos em cima?!? Pelo que vi seriam de secar a boca aos seus oponentes e levar emoção às bancadas.

As pegas estiveram a cargo dos Amadores do Cartaxo que pegaram os três novilhos que lhe couberam em sorte todos á primeira tentativa sendo caras Vasco Freitas, Bruno Martins e Pedro Matos.

A embolação e ferragem estiveram a cargo da família Campino.

De salientar a ousadia da empresa “ Toiros+” ao montar um cartel composto por aspirantes a toureiros, num dia que havia mais duas corridas com as primeiras figuras do panorama nacional, e pela organização que demonstrou durante o festival.

A corrida foi dirigida diligentemente pelo Director Lourenço Luzio sendo assessorado pelo Veterinário Drº José Luís Duarte Cruz e pelo Cornetim Nuno Narciso.


Calos Caetano (Cajó)

Comentários