Crónica da Corrida da Feira de Maio na Moita - 24 de Maio de 2015

...40 Anos de G.F.A do Ap. da Moita...

A arena “Daniel do Nascimento” na Moita do Ribatejo abriu as suas portas no dia 24 de Maio de 2015 para receber uma corrida de toiros onde se comemorou o 40º aniversário do Grupo Forcados do Aposento da Moita pela sua tradicional feira de Maio.
Onde atuaram os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Sónia Matias, Marcos Bastinhas, Tiago Carreiras, João M. Branco e a praticante Mara Pimenta que repartiram cartem com o Grupo de forcados aniversariantes frente a toiros da Ganadaria Ascenção Vaz, perante um público que encheu meia lotação da praça.

Joaquim Bastinhas foi o primeiro cavaleiro a entrar em ação onde mostrou toda a sua experiência adquirida ao escolher os terrenos do toiro para que a lide corresse da melhor maneira quer na preparação e cravagem da ferragem andou no seu registo alegre sendo aplaudido, tendo o público exigido o seu habitual par de bandarilhas ficou mais uma vez demonstrado o porque de ser tão acarinhado pelo publico.

Rui Salvador foi o marialva com menos sorte da tarde ao calhar-lhe o manso e mais complicado toiro da tarde, mas mesmo assim tentou dar a volta ao seu oponente embora os seus cavalos não estivessem em dia sim, mas ainda assim cravou um ou dois ferros de valor, mostrando toda a sua raça e valor o que faz Dele um dos cavaleiros mais requisitados ao longo dos tempos.



Sónia Matias rubricou uma lide emotiva e variada e de bom entendimento das distâncias que o seu oponente precisava andou bem na brega e no remate das sortes acabou com dois violinos de boa nota saiu por cima.

Marcos Bastinhas foi o cavaleiro que mais se destacou da tarde começando com dois bons compridos dando seguimento com curtos de alta nota ao piton contrário onde o público correspondeu com fortes ovações, deixando ver que está de novo em boa forma para dar seguimento ao que vinha fazendo a temporada passada antes de sofrer a lesão que o afastou a meio da temporada passada e á semelhança de seu pai o público reivindicou-lhe a imagem da casa Bastinhas o par de bandarilhas.

Tiago Carreiras vinha com ganas para triunfar mas as coisas não correrem conforme as expectativas que ele trazia dentro de si, sofreu aparatosa colhida ao terceiro curto sem consequências graves remontou-se e acabou por ser uma lide regular em crescendo, deixar passar a ideia que pode fazer melhor se ele se lembrar que a pressa é inimiga da perfeição e que o toureio mesmo a cavalo tem os seus tempos e que têm de ser respeitados.

João M. Branco o cavaleiro de Estremoz foi buscar o astado á porta dos curros dobrando-se bem com ele, andou esforçado cravou bons ferros mas faltou um pouco mais de emoção para ser uma lide de triunfo absoluto.

Mara Pimenta deixou passar o nervosismo devido à pouca rodagem que ainda tem, não estando perfeita saiu por cima do seu oponente ao cravar dois ferros de boa nota que ficaram na retina, ainda vai evoluir muito e o caminho é trabalhar cada vez mais e aproveitar bem as oportunidades que aparecerem.

As pegas estiveram a cargo dos do Aposento da Moita com uma seleção de atuais e antigos forcados a pegarem no dia do aniversário onde se viram boas e rijas pegas, pelos caras Diogo Gomes à 1º tentativa, Luís Peças (veterano) à 2º tentativa, Francisco Baltazar, José P. P. Costa (Cabo), José Henriques, João Rodrigues à 1ª tentativa e Martim Afonso à 2ª tentativa, parabéns a todos os elementos que fazem parte da história do Grupo do Aposento da Moita.

Os toiros da Ganadaria Ascenção Vaz estiveram de muito boa apresentação e dando bom jogo sendo que voltaram para o campo dois deles e dois deles um pouco mais mansos, parabéns ao Ganadero (José M. Charraz).

Na direção da corrida esteve o Diretor João Cantinho (não foi de igual juízo para todos os cavaleiros na concessão de música) assessorado pelo Veterinário Drº Jorge M. da Silva e pelo cornetim Nuno Narciso.

De salientar o descerramento de uma placa comemorativa pela passagem do 40º aniversário do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita ao intervalo nas arcadas interiores da praça no Sector 2.

Carlos Caetano (Cajó)

Comentários