Crónica da 2ª Corrida do Abono'15 no Campo Pequeno - 14 de Maio de 2015

...Quando há Toureio de Verdade e Toiros de Verdade o Triunfo é Garantido...


Lisboa 14 de Maio (quinta-feira), a Praça de toiros lisboeta do Campo Pequeno recebeu a segunda corrida de toiros da temporada de 2015, com uma casa cheia onde se prestou homenagem ao melhor e mais prestigiado bandarilheiro português António Badajoz dos últimos 100 anos, sendo o cartel composto pelos três cavaleiros António, Manuel e João no activo da dinastia Ribeiro Telles que enfrentaram toiros da Ganadaria Murteira Grave onde pegaram os Grupos de Vila Franca e de Coruche.

António Telles o mais velho dos três cavaleiros e em dia de aniversário teve uma prenda que certamente não esquecerá pois que rubricou duas lides onde a sua mestria e estilo clássico imperou em todos os sentidos desde a preparação ao remate das sortes, falhou um ferro.



Manuel Telles Bastos iniciou as duas lides com duas portas gaiola de praça a praça de parar a respiração e onde refinou ainda mais o toureio clássico com bons ferros curtos onde com a sua simplicidade fez parecer tudo fácil.

João Telles brilhou ainda que mostrando um estilo diferente mostrou o toureio que lhe vai nas veias, terminou a segunda lide com um ferro curto de batida ao piton contrário a pisar terrenos de compromisso de levantar as bancadas e com dois bons violinos.

No capitulo das pegas estiveram em acção por Vila Franca, Ricardo Castelo à 2ª tentativa, Ricardo Patusco à 3º tentativa e Pedro Castelo à 1º tentativa, e pelos de Coruche foram caras José Marques à 2ª tentativa, Pedro Galamba e João Peseiro à 1ª tentativa.

O curro da Ganadaria de Murteira Grave estava bem apresentado e deram bom jogo aos cavaleiros para que se luzissem sendo o segundo o mais fraquinho de todos mas em contrapartida o primeiro e quinto eram bravos de verdade o que valeu volta à arena ao ganadeiro no 5º.

Parabéns a todos os intervenientes da corrida pelo bonito espectáculo que proporcionaram ao público presente que saiu satisfeito e com vontade de voltar a ver uma corrida de toiros pois que viram toureio de verdade e não números de circo com cavalos.

Bem-haja a todos os cavaleiros da Dinastia Ribeiro Telles porque todos triunfaram e que assim se mantenham por muitos e bons anos.

A corrida foi dirigida e bem pelo director Tiago Tavares e que foi assessorado pelo veterinário Drª Francisca Claudino e pelo cornetim Nuno Narciso.

A ferragem e embolação estiveram a cargo da equipa de Alcachão e Simões.

Carlos Caetano (Cajó)

Comentários