CM - Entrevista Paulo Pessoa de Carvalho

Paulo Pessoa de Carvalho: "Os objetivos
estatutários da APET são, acima de tudo,
a dignificação da classe"
"Quanto mais forte e saudável for a atividade empresarial, mais forte será a festa"

Conversa com Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da APET - Associação Portuguesa de Empresas Tauromáquicos

Correio da Manhã – Como encarou a sua reeleição como presidente da APET?
Paulo Pessoa de Carvalho – Encarei como a continuidade de um desafio, com um sentido de responsabilidade grande e com a convicção de que há muito trabalho pela frente.

Quais os objetivos estatuários da Associação?
Os objetivos estatutários da APET são, acima de tudo, a dignificação da classe. Está sempre presente o objetivo de melhorar o desempenho da atividade empresarial em Portugal, através da seriedade com que os nossos associados desempenham o seu papel. De igual modo isso se refletirá no resultado global da festa de toiros.


Quantos empresários/empresas integram atualmente a APET, incluindo os que foram eleitos para os órgãos sociais?
Neste momento, a APET tem cerca de 70 associados, atingindo praticamente o pleno dos promotores em exercício e registados na IGAC.

As empresas e os empresários tauromáquicos estão unidos à volta de um projeto comum que valorize a organização da Festa de Toiros?
Estou completamente convencido que sim, aliás, a nossa lista foi eleita por unanimidade, o que demonstra a união em torno dela. Por outro lado, existe a vontade de todos de que se crie um projeto comum que valorize a tauromaquia. Vivem-se momentos conturbados a todos os níveis, e só com ideias alinhadas é que se poderá levar a bom porto a nossa atividade, que no fundo é a base da festa. Quanto mais forte e saudável for a atividade empresarial, mais forte será a festa de toiros.

Qual a relação com as associações congéneres?
A relação com as restantes associações da festa é boa. Estamos a trabalhar com todas elas e queremos continuar a desenvolver um trabalho conjunto na especialidade com cada um, no sentido do melhoramento e fortalecimento da festa no seu todo.

Entre as prioridades da APET, quais as que quer salientar?
As nossas prioridades neste momento são as seguintes: 1º) fortalecer as relações institucionais; 2º) dar credibilidade ao setor; 3º) tentar, com os proprietários das praças de toiros, criar critérios lógicos, razoáveis e viáveis, para futuros concursos e adjudicações.

Fotografias: CM - Correio da Manhã Texto: Joaquim Tapada

Comentários