Movimento de Cidadãos Vianenses pela Liberdade Emite Comunicado

Viana do Castelo, 31 de Julho de 2013 

Exmos. Senhores,
   
    Em Fevereiro de 2009 a Câmara Municipal declarou, à revelia dos munícipes, Viana do Castelo cidade anti-touradas, sendo que logo nesse ano se organizou, no dia 25 de Abril, uma manifestação contra essa prepotente decisão.

    Perante os mais recentes acontecimentos e face às mentirosas declarações do Presidente da Câmara da nossa Cidade, vimos dizer o seguinte:

1. Aqueles que já em 2009 se opuseram à decisão da Câmara de Viana do Castelo, e que sempre se mantiveram activos na defesa da Festa, vêm agora organizar-se novamente sob a forma de movimento de cidadãos intitulado Movimento “Vianenses pela Liberdade”.

2. Cumpre-nos esclarecer, perante as mentiras que têm sido divulgadas pelo Senhor José Maria Costa que fomos nós que, no ano passado, contactámos a Federação Prótoiro para que esta nos ajudasse a trazer de volta as touradas à nossa Cidade, como veio a acontecer, sendo que já em 2011 tentámos organizar sozinhos uma corrida em Viana, mas tal não se veio a concretizar, por problemas logísticos.

3. Também este ano é com o nosso apoio, envolvimento e mobilização de meios e pessoas que está a ser organizada a tourada em Darque.

4. É completamente mentira que Viana do Castelo não tenha tradição taurina: esta remonta pelo menos a 1609, cerca de 200 anos antes, portanto, do início das Festa de Nossa Senhora da Agonia em 1772.

5. Lutamos para que a nossa Cidade seja lugar de tolerância, respeito e Liberdade, sítio plural onde não existe pensamento único ou cultural oficial imposta pela Câmara Municipal.

    Em breve levaremos a cabo várias iniciativas na nossa Cidade, deixaremos bem claro que gostamos e queremos touradas, e mostraremos ao Presidente da Câmara que ele não manda nós Vianenses, por que Viana somos nós!

Podem acompanhar a situação da tourada em Viana no nosso Facebook em Facebook/VianensesPelaLiberdade

Porta-voz: José Carlos Durães.
Tlm: 965 540 415
Mail: vianensespelaliberdade@gmail.com

Comentários