Crónica da Corrida em Pêro Pinheiro - 28 de Junho 2013

A corrida de toiros que se anunciava para a passada sexta-feira dia 28 de Junho de 2013 em Pêro Pinheiro, tinha como aliciante a estreia da Ganadaria Fontembro (procedência Cabral Ascenção) de José Lavrador e por ser a 1ª corrida de São Pedro ali realizada. O público preencheu meia casa para ver Rui salvador, Ana Rita e David Gomes e os Grupos de Forcados de Lisboa e Monforte numa noite quente de Verão.

Rui Salvador - Lidou os dois toiros menos colaborantes da corrida que o obrigaram a mostrar o saber adquirido ao longo dos anos para saber dar a lide adequada aos seus oponentes e sair por cima ainda que não tivesse sido a noite de toureio com que sonhou mas cravou alguns bons ferros, passagem discreta mas eficaz.

Ana Rita - Esteve muito igual a si própria realizando duas lides alegres e de entrega para tentar ultrapassar as dificuldades que os seus oponentes lhe puseram, cravou bons ferros onde sobressaíram os de violino que o publico aplaudiu mas que também se assustou ao ver a cavaleira cair por duas vez na arena devido ao cavalo ter escorregado uma dela na cara do toiro ainda que nada lhe tenha acontecido, boa passagem de Ana Rita por Pêro Pinheiro.

David Gomes - Foi o triunfador da noite executando duas lides de boa nota com um toureio frontal cravando ferros com emoção, carece de mais oportunidades para poder cimentar o seu toureio pois tem garra e crer para triunfar, apanhou um susto na cara do toiro devido a uma escorregadela do cavalo sem consequências para ambos, passagem triunfal.

As pegas estiveram a cargo dos Grupos de Forcados de Lisboa e Monforte pelos de Lisboa foram caras Miguel Nuno à 4ª, Martin Cosme à 1ª e Eurico Medronheira à 1ª, depois de ter estado em Macau o António Cortesão “Toino” voltou a fardar-se pelos alfacinhas, pelos de Monforte foram caras Nuno Toureiro à 1ª, Pedro Peixoto à 3ª e João Maria Falcão à 3ª.

A corrida teve um senão o estado do piso que não era o mais apropriado e por isso condicionou o desempenho dos toureiros, dos cavalos e dos toiros, o ambiente era bom ainda que se sentisse a tristeza pela tragédia que se abateu sobre o Grupo de Montemor de salientar o minuto de silêncio e os brindes que foram dedicados à memória de José Maria Cortes.

O curro de Toiros enviado para Pêro Pinheiro estava bem apresentado e ainda que sem deslumbrar lá foi cumprindo a sua função, espera-se que os próximos saiam aina melhores.
A corrida foi dirigida por Pedro Reinahrt com acerto que foi assessorado pelo Drº Moreira da Silva e pela Cornetim Ana Narciso.
A embolação esteve a cargo de Luís Campino.

Carlos Caetano (Cajó)

Comentários