João Moura Jr.- Faz Balanço da sua Temporada 2012

A Temporada 2012 ficará pra sempre na memória de João Moura Jr como sendo a primeira em que alcançou saída em ombros pela Porta Grande de Madrid, um sonho tornado real!

O ano 2012 começou com novidades e em Janeiro, o cavaleiro anunciou entendimento com Marie Sara que se juntava no seu apoderamento com a empresa Eventauro S.L.

O mundo taurino agitou-se e
cedo se percebeu que João Moura Jr iria marcar presença nas principais feiras taurinas e consequentemente nas principais praças taurinas do Mundo.

Castellon, Valência, Sevilha, Nîmes, Madrid, Saint Marie de la Mer, Lisboa, Figueira da Foz, Vitória, Málaga, Dax, Puerto de Santa Maria, Salamanca, Elvas, foram algumas das principais praças onde João Moura Jr deixou a sua marca esta temporada.
No final somou 43 festejos, (3 Portugal, 5 França, 35 Espanha) onde cortou um total de 62 orelhas e 1 Rabo.
21 Saídas em ombros pela Porta-Grande, 48.418 km percorridos durante os 10 meses que durou esta temporada.

Cavalos

A preparação de novas montadas tem vindo a dar frutos nas ultimas temporadas e o inverno que antecedera à temporada 2012 voltou a mostrar-se proveitoso com o aparecimento de novos cavalos que ao longo do ano permitiram rodar a quadra e solidificar os cavalos mais toureados que também precisam de descanso e repouso para a longa temporada que dura de Janeiro a Outubro.

Em 2012 João Moura Jr utilizou 15 montadas, dos quais 5 fizeram o debute na quadra Moura.

No tércio de Saída o mais utilizado foi o Xeque Mate, com mais uma temporada fantástica a mostrar uma evolução enorme e a permitir receber os toiros de forma espectacular como nenhum outro.
Depois o Barbero o Da Vinci e a estreia do Bandoleiro que antes tinha sido utilizado no último tércio.

No tércio de Banderilhas o Perera continua a ser o craque, o cavalo que faz a diferença e que pisa terrenos de compromisso que fazem o público levantar das bancadas de forma efusiva.
O Rio Grande e o Cordobes tiveram uma temporada brilhante mostrando muita evolução de um ano para o outro, o Spartacus, Salteador, Brasil, Mancha Branca, Recorte e Fandango foram as outras montadas utilizadas ao longo da temporada.

O Mancha Branca, Recorte e Fandango passaram para o Miguel que consumou vários êxitos ao longo do ano com o trabalho realizado nestas montadas. O Brasil foi a grande surpresa no que respeita aos debutes, o poldro novo de cor baio, que mostrou um finesa e um recorte em praça surpreendente o que deixa antever um futuro enorme podendo ser um contributo muito importante para o próximo ano.

No Último Tércio o Isidro voltou a mostrar sítio ao permitir utilizar o rojão de morte com acerto a maioria das vezes. O Chocolate foi outra das novidades da temporada, muito expressivo e a permitir matar com acerto tornando-se mais uma montada útil para a quadra de Moura Jr.

Destaques

A temporada 2012 fica marcada sem dúvida pela conquista da Porta Grande de Madrid, dia histórico que irá marcar para sempre a carreira de João Moura Jr, mas a temporada foi longa e recheada de importantes triunfos em importantes Feiras Taurinas e em Praças de verdadeira aficion.

Feria de La Magdalena em Castellón e as Fallas em Valência foram as primeiras da temporada e desde logo Moura Jr deixou boas indicações, antevendo o que viria ao longo do ano. Uma orelha em Valência com duas lides bem conseguidas deixaram um sabor agridoce.

Seguiu-se a presença na Maestranza de Sevilha uma meritória lide mas que não foi premiada, numa corrida em que o cavaleiro muito apostou e numa praça que procura o triunfo, em 2013 será!

Nìmes, por duas ocasiões, uma das quais perante um dos melhores toiros lidados na sua carreira, um toiro da ganadaria de Los Espartales que muito contribuiu para a importante saída em ombros pela Porta dos Cônsules.

Madrid, tarde histórica que marcou a temporada e a carreira de João Moura Jr. que após cumpridas apenas 6 temporadas como cavaleiro de Alternativa conquista a sua primeira Porta Grande.
Em Junho passado, as duas lides exemplares de muita verdade e querer permitiram o sonho tornar-se real e abrir a Porta Grande da praça de toiros mais importante do mundo.

Saint Marie de la Mer, onde João Moura Jr alternou com Pablo e seu irmão Miguel numa corrida em que foi máximo triunfador e arrecadou o Rojão de Ouro.

Lisboa, uma noite em que teve pela frente um lote de toiros de Pinto Barreiros complicados e a pedir contas, onde o toureiro uma vez mais mostrou estar preparado para qualquer tipo de toiros.

Valência, onde fazia a sua segunda presença da temporada depois da Feira de Fallas e onde obteve um extraordinário triunfo conquistando a Porta Grande em terras Valencianas.

Agosto foi um mês “louco”, Figueira da Foz numa corrida com seu pai e seu irmão onde sairam debaixo de fortíssima ovação com o coliseu Figueirense rendido à arte dos Mouras.

Vitória, em pleno coração do País Basco Moura Jr teve pela frente um lote de toiros de Fermín Bohorquez, do qual destaca o 2º lidado nessa tarde como um dos melhores de sempre, cortando duas orelhas nessa lide e garantindo a saída em ombros.

Puerto de Santa Maria, Moura Jr cortou uma orelha no seu primeiro toiro mas a tarde fica na memória pelo sentimento e pela forma como a aficion vibra com o toureio e como se entregam ao espectáculo.

Salamanca, Moura Jr rubricou duas lides notórias que permitiram atingir os troféus desejados e sair em ombros pela Porta Grande de La Glorieta em mais uma tarde de rotundo êxito.

Elvas, foi como se costuma dizer na gíria, “a cereja em cima do bolo”, noite perfeita com duelo Mourista entre Pai e Filhos com disputa pelo triunfo de princípio ao fim onde quem saiu vencedor foi o público, presenciando 6 magníficas lides.
João Moura Jr destaca a sua 2ª lide a um toiro da ganadaria do seu Tio Francisco Romão Tenório como um dos melhores de sempre, tal como o toiro lidado em Vitória e em Nîmes num ano que também fica marcado por estes três toiros que foram dos melhores da carreira de Moura Jr.

Site/Redes Sociais

No que respeita às novas tecnologias também 2012 trouxe novidades, a criação de uma página nas redes sociais Facebook e Twitter permitiu que muitos mais aficionados e fãs de João Moura Jr seguissem com detalhe todos os feitos da temporada. Só a galeria de fotos da corrida do Campo Pequeno teve mais de 1500 visualizações e ao longo da temporada o número de comentários e post's foi crescendo sendo hoje um espaço de muita importância entre toureiro e aficionados.

Com este surgimento nas Redes Sociais o site começou a fazer menos sentido e como tal neste final da temporada passamos exclusivamente para o método das Redes Sociais.

Agradecimentos

Quero agradecer à minha família e a toda a equipa que tornou possível o êxito que foi esta temporada.

Apoderados, (Marie Sara e Eventauro SL), Bandarilheiros, (Benito Moura, Hugo Silva e Paco Duarte), Moço de Espadas, (Fábio Derreado e Carlos Barreto), Moços de Quadras e restantes profissionais que colaboraram nas mais diversas tarefas, embolação, ferrador, fotografo, etc.

Um OBRIGADO a todos os que acompanham a minha carreira, aos aficionados em geral e também à Comunicação Social que durante o ano faz chegar a todo o mundo notícias e fotografias sobre as minhas corridas e obrigado pelo apoio durante todos estes anos.

Este é o quarto ano consecutivo em que é registado o Balanço de Temporada e tornado publico para que todos tomem conhecimento do que foi a temporada, quais os números e os factos que ficam pra história.
Agora é hora de preparar a temporada que aí vem e em 2013 muitas novidades para mostrar.

Comentários