XLVIII Grande Corrida TV: Uma Efeméride


XLVIII Grande Corrida TV: Uma efeméride no calendário taurino do Campo Pequeno

A grande corrida TV regressa dia 30 ao Campo Pequeno para realizar a sua XLVIII edição. Sem dúvida a corrida mais prestigiada do calendário taurino português, a corrida TV reencontra-se com as suas origens já que foi nesta praça que ela” nasceu”, a 25 de Julho de 1963. Na edição desta noite estarão em praça os consagrados cavaleiros Joaquim Bastinhas e João Salgueiro para alternarem com um dos cavaleiros mais importantes da nova geração: João Ribeiro Telles Jr. As pegas estarão a cargo de dois grupos de forcados com notável historial; Os Amadores de Portalegre e os Amadores do Aposento da Moita. Quanto a toiros, esta corrida é um autêntico duelo de ganadarias ribatejanas, aqui representadas por duas das suas divisas mais importantes: Infante da Câmara, Herdºs. e Manuel Assunção Coimbra. A ganadaria Infante da Câmara está profundamente ligada à história do Campo Pequeno pois de lá saíram os toiros da corrida inaugural, a 18 de Agosto de 1892, bem como o curro para a corrida comemorativa dos cem anos desta praça (20 de Agosto de 1992). Na actualidade, o seu encaste é Murube-Urquijo e Parladé. A de Assunção Coimbra foi premiada em 2009 com o “Galardão Campo Pequeno” para o melhor toiro e, como encaste, tem Parladé (Tamarón, Conde de la Corte e Atanásio).

Esta noite ficará também marcada pela entrega do “Galardão Prestígio 2011” à família de Mário Freire, taurino de grande envergadura, bandarilheiro, dirigente do então Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses, apoderado, empresário tauromáquico, que esteve ligado ao Campo Pequeno (1987-1992), falecido em 2011. Outro grande empresário, verdadeira referência e que geriu o Campo Pequeno (1983-1984 e 1993-1996), Manuel Gonçalves, falecido em 2010, será também distinguido a título póstumo.

A anteceder a corrida, terá lugar na arena a estreia do Pasodoble “Campo Pequeno, A Catedral do Toureio Equestre”, da autoria de António Catalão Labreca, Bombardino da Banda da Sociedade do Progresso e Labor Samouquense, que como habitualmente, abrilhantará a corrida.

Comentários