Nota de impressa do Gabinete do Município de Monforte e Comunicação Social Juntos pela Tauromaquia




O Gabinete do Município de Monforte e Comunicação Social Juntos pela Tauromaquia fez-nos chegar ontem até nós a seguinte nota de imprensa sobre a conferência de imprensa sobre a reabertura da Praça de Touros de Monforte e a apresentação da corrida de touros comemorativa.

"MUNICÍPIO DE MONFORTE E COMUNICAÇÃO SOCIAL JUNTOS PELA TAUROMAQUIA"



"Nos últimos meses, Monforte tem sido alvo da atenção de inúmeros órgãos da comunicação social, aos quais temos que juntar os blogs que proliferam e que desempenham, afinal, desde que o façam com atitude jornalística, uma função altamente difusora de ocorrências. Na origem desse interesse, estão as várias ações protagonizadas pela Câmara Municipal de Monforte dentro do meio tauromáquico e que, dada a sua relevância, não passam despercebidas tanto na comunicação generalista, como, e especialmente, na especializada. 


Miguel Rasquinho, Presidente do Município, percebe perfeitamente a importância que representa essa relação com os media. Marcou, então, uma conferência de imprensa com o propósito de anunciar mais dois eventos de grande relevância não só para a atividade tauromáquica do Concelho Monfortense, mas também para a tauromaquia nacional, e que estão agendados para o dia 19 de Agosto, a partir das 17.30 horas. Referimo-nos à reabertura da Praça de Touros João Moura (Pai), em Monforte, e à realização da Corrida de Touros Comemorativa, organizada pela Associação dos Bombeiros Voluntários em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Monforte, e na qual, para além da participação de Marcos Tenório e dos Forcados Amadores de Alcochete e Monforte, se juntarão os cavaleiros João Moura e Miguel Moura, o filho e um dos netos desse Homem que deu nome à mítica Praça de Touros da Terra onde nasceu. 

Este encontro do autarca de Monforte com a comunicação social decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Monforte, no dia 27 de Julho, a partir das 18.30h., e contou ainda com as presenças de Manuel Pintado, Vice-Presidente do Executivo Camarário, de António Medalhas e Francisco Duarte, respetivamente Presidente da Direção da Associação dos Bombeiros Voluntários e Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, Ricardo Carrilho, Cabo do Grupo de Forcados Amadores de Monforte, Romão Tenório, o ganadeiro, e João Moura e Miguel Moura. 

Depois de ter sido projetado um trabalho sobre a evolução das obras efetuadas na Praça de Touros e o projeto para instalação de um Centro Interpretativo de Tauromaquia, Miguel Rasquinho fez um resumo dos principais acontecimentos que durante os dois anos e meio do seu mandato mais marcaram a atividade tauromáquica do Concelho e de todo o Distrito de Portalegre, destacando as posições tomadas pelos diversos Municípios que já declararam a Tauromaquia “Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal”, e a deliberação tomada em reunião do Conselho Executivo da CIMAA (Comunidade Inter-Municipal do Alto Alentejo) de modo a declarar a Tauromaquia “Património Cultural e Imaterial de Interesse Distrital”. 

Seguidamente, o Presidente do Município de Monforte falou sobre as obras de melhoramentos para requalificação da Praça de Touros que estava encerrada há mais de 3 anos, pois para poder reabrir as suas portas ao público tinha que ser alvo desta intervenção, enaltecendo o facto de ter sido executada quase exclusivamente por pessoal da Câmara Municipal, aproveitando para informar que antes do início da Corrida de Touros será descerrada uma placa evocativa afixada no interior da Praça, junto à entrada principal. 

Miguel Rasquinho continuou a sua comunicação expondo resumidamente a intenção de recuperar o edifício da antiga Escola Primária, propriedade do Município, onde ficará sediado o Grupo de Forcados Amadores de Monforte e será instalado o Centro Interpretativo de Tauromaquia, cujo projeto já foi candidatado ao PRODER. 

Quanto à Corrida de Touros, o edil de Monforte esclareceu que a sua organização foi entregue a essas duas importantes instituições do Concelho para lhes proporcionar a oportunidade de angariar as receitas que se obtiverem. “Ajudar estas instituições, é ajudar as pessoas que mais precisam”, afirmou Miguel Rasquinho, lançando o convite para que todos os que puderem venham participar nesta grande celebração da Festa Brava do dia 19 de Agosto. 

A Conferência de Imprensa prosseguiu com as declarações dos restantes convidados, referidos anteriormente, os quais responderam, ainda, às questões colocadas pelos jornalistas presentes."



Comentários