Cronica da Corrida da Feira de Maio na Azambuja


A Corrida do 27 de Maio de 2012 estava inserida na centenária feira de Maio, na típica vila ribatejana da Azambuja e a expectativa estava alta pois assim a afición da terra o exige, e o tempo era de sol, alegria e confraternização ao redor da praça.

O cornetim deu o toque para o início do espetáculo que começou com um minuto de silêncio em memória de Susana Luzio (mulher do diretor de corridas Lourenço Luzio) e de Etelvino Laureano ex bandarilheiro.

O primeiro da tarde saiu para a cavaleira Ana Batista, que sentiu alguma dificuldade em entender os terrenos e investidas do toiro, deixando passar algum nervosismo tendo feito algumas passagens em falso mas esforçada para chegar ao publico o que deu origem á sua queda acabando ali a sua atuação tendo sido transportada ao hospital de Vila – Franca – Xira para observação sabendo-se mais tarde que tudo não tinha passado de um valente susto,mas os ferros que deixou foram de boa nota. A pega coube ao Grupo da casa (Azambuja) pelo forcado Hélder Carvalho que pegou á primeira tentativa com uma pega rija e de valor
que levantou as bancadas.

O segundo saiu para Moura Caetano que lhe deu a lide certa para tirar o toiro das tabuas que veio em crescendo com o decorrer da lide proporcionando o êxito ao ginete alentejano com bons ferros a empolgar o público, a pega coube ao Grupo de Alter que concretizou á primeira sem grandes dificuldades.

O terceiro saiu para Marcos Bastinhas que esteve bem a receber o astado de Felicidade Dias, cravando dois bons ferros compridos, na série de curtos esteve bem na brega tanto na escolha dos terrenos para a colocação dos ferros como nos adornos variando as sortes sempre com a alegria que caracteriza o clã Bastinhas, a pega foi para o Grupo da Arruda que concretizou á primeira tentativa mais uma boa pega.

A segunda parte devido á ausência de Ana Batista por motivos da colhida que sofrera no primeiro da tarde, abriu com a lide de Moura Caetano com um desempenho de grande valor e raça cravando bons e variados ferros empolgando o público sacando um bom e importante triunfo, a pega coube ao Grupo Alter que concretizou à primeira mais uma bela e valente pega.

O quinto saiu a Marcos Bastinhas que esteve muito bem pois entendeu o toiro na perfeição diversificando a cravagem dos ferros, e os terrenos para a cravagem dos mesmos, mostrando mais uma vez o bom momento de forma que atravessa, o Grupo da Arruda pegou o toiro á quarta tentativa tendo o forcado da cara sido dobrado por um colega pois saiu lesionado.

O sexto foi lidado a duo pelos dois cavaleiros que revelarão bom entendimento proporcionando uma boa e alegre lide, a pega foi executada pelo Grupo da Azambuja tendo pegado pela primeira vez em praça o forcado António Manuel (Tó Manel), que esteve correto e pegou á primeira sem grandes complicações.

O curro de toiros era da ganadaria Felicidade Dias que cumpriram muito bem mostrando raça e bravura que chegue para trazer a emoção as bancadas. Deixamos os parabéns Sr. José Dias e continue o bom trabalho que tem feito.

Prêmios em Distupa:


Melhor lide:  Foi para Marcos Bastinhas no seu primeiro toiro.

Melhor pega: Foi entregue ao forcado Diogo Bilé do Grupo de Alter do Chão no quarto toiro da tarde.

Prémio que não reuniu o consenso do júri e do público, mas a vida é assim. Isto são as minhas impressões da corrida.

--
Carlos Caetano

Comentários